Royal Air Maroc será primeira companhia aérea africana a equipar toda a frota com Starlink

Tecnologia de internet via satélite será implementada gradualmente nas aeronaves da companhia, com conclusão prevista para 2027

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

A Royal Air Maroc, companhia aérea nacional do Marrocos, será a primeira empresa aérea da África a equipar toda a frota com Wi-Fi da Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX. O acordo prevê a implementação gradual da tecnologia nas aeronaves, com conclusão prevista para 2027. A iniciativa ocorre após uma fase de testes realizada em parte da frota nos últimos meses e integra os investimentos da companhia na expansão da operação internacional e na experiência oferecida aos passageiros.

Para os brasileiros, a novidade deverá contemplar também a rota entre São Paulo e Casablanca. Atualmente, a Royal Air Maroc mantém quatro frequências semanais diretas entre as duas cidades, em voos de aproximadamente nove horas realizados com o Boeing 787 Dreamliner. A aeronave oferece configuração com classes Executiva e Econômica, além de sistema individual de entretenimento com filmes, séries, documentários e programação musical em diferentes idiomas, incluindo repertórios árabes e africanos.

“Em um voo de longa distância, a conectividade amplia as possibilidades do passageiro durante as horas a bordo. Poder contar com uma nova tecnologia de internet representa uma evolução importante da experiência. Esse investimento acompanha o crescimento da Royal Air Maroc e a forma como estamos preparando a companhia para uma operação internacional cada vez mais robusta”, afirma Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc para a América do Sul.

Expansão da operação internacional

A Starlink utiliza uma constelação de satélites em órbita terrestre baixa para fornecer acesso à internet. A implementação da tecnologia acompanha um momento de expansão da Royal Air Maroc, que disponibilizou quase 8,2 milhões de assentos para a temporada de verão no Hemisfério Norte, volume 23% superior ao registrado em 2025. A Europa concentra a maior parcela dessa oferta, com cerca de 3 milhões de assentos.

A companhia também ampliou sua presença internacional com a inauguração, em junho, da rota direta entre Casablanca e Los Angeles. A ligação é a primeira operação direta entre a África e a costa do Pacífico dos Estados Unidos.

O plano de expansão da Royal Air Maroc prevê alcançar uma frota de 200 aeronaves até 2037. Nesse cenário, Casablanca mantém posição estratégica como principal ponto de conexão da companhia entre diferentes mercados internacionais.

A partir do Brasil, a ligação direta com Casablanca permite aos passageiros chegar ao Marrocos sem escalas e utilizar o hub para acessar a rede internacional da Royal Air Maroc, que reúne cerca de cem destinos em 46 países.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS