Uma nova série de ameaças de bomba contra voos comerciais mobilizou autoridades aeroportuárias de diferentes países europeus nesta sexta-feira (6), marcando o terceiro episódio do tipo em uma semana. Os alertas atingiram operações na Dinamarca, República Tcheca, Itália, França e Portugal, provocando desvios de aeronaves e procedimentos adicionais de segurança. Até o momento, nenhum artefato explosivo foi encontrado, e todos os aviões envolvidos pousaram em segurança.
A sequência começou na terça-feira (3) e ganhou intensidade na quinta-feira (5), quando dezenas de voos foram afetados por ameaças que exigiram pousos não programados e, em alguns casos, a mobilização de caças militares para acompanhar ou interceptar aeronaves.
Nestaa sexta-feira (6), a polícia dinamarquesa informou que investigava ameaças relacionadas ao tráfego aéreo no Aeroporto de Copenhague. A avaliação preliminar das autoridades indicou ausência de risco aos passageiros, enquanto a administração aeroportuária confirmou que as operações seguiam normalmente.
Em Praga, na República Tcheca, nove voos foram alvo de alertas, sendo quatro chegadas e cinco partidas. Segundo o aeroporto, nenhum explosivo foi localizado e as ameaças não provocaram cancelamentos ou desvios nessas operações.
Desvios e inspeções mobilizam aeroportos
Na Itália, um voo da Wizz Air que partiu de Praga com destino a Roma precisou ser desviado para Veneza, onde pousou em segurança. A ocorrência foi confirmada por uma fonte de autoridade aeroportuária italiana.
Já na França, o gabinete do primeiro-ministro informou que quatro novas ameaças foram direcionadas a aeronaves que sobrevoavam o território nacional. Todas concluíram seus pousos sem incidentes.
Em Portugal, um voo da Ryanair entre Roma e Lisboa passou por procedimentos de segurança após o desembarque, em decorrência de um alerta de bomba.
Apesar dos episódios, não há indicação de paralisação generalizada do transporte aéreo europeu. As medidas foram adotadas conforme as avaliações de segurança de cada ocorrência, com impactos diferentes sobre as operações.
Autoridades investigam possível ação coordenada
A repetição dos alertas em diferentes países levantou suspeitas sobre uma possível ação coordenada para comprometer o funcionamento do transporte aéreo europeu.
Especialistas em segurança ouvidos pela Reuters avaliaram que os episódios apresentam características de um ataque híbrido, embora também considerem a possibilidade de ameaças feitas por imitadores ou indivíduos agindo de forma independente.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, afirmou que a semelhança entre as ocorrências exige atenção das autoridades.
“Não pode ser mera coincidência que tantos incidentes com exatamente o mesmo modo de operação estejam acontecendo em toda a Europa”, declarou à emissora pública espanhola TVE.
Segundo o ministro, “a hipótese mais razoável é que estamos diante de uma tentativa de agressão híbrida e de uma forma de guerra psicológica”.
Até agora, nenhum país atribuiu formalmente a responsabilidade pelas ameaças. Na quinta-feira, mensagens encaminhadas a companhias aéreas e aeroportos italianos alegavam ter origem em integrantes do grupo Male State, mas a autoria não foi confirmada de forma independente.
As investigações ocorrem em meio a preocupações de autoridades europeias com episódios de sabotagem contra diferentes tipos de infraestrutura no continente.







