MTur: mais de 9,7 milhões de pessoas devem viajar de avião em julho

Aeroportos do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro devem receber boa parte dos viajantes no período

Sulamérica
Foto: Divulgação

Mais de 9,7 milhões de pessoas devem voar pelo país durante o período das férias do meio do ano. É o que prevê um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e divulgado nesta quarta-feira (13) com foco no setor aéreo. Entre os destinos com as maiores movimentações, destacam-se os estados de São Paulo, com os aeroportos de Congonhas e o de Viracopos que devem receber cerca de 2 milhões e 1 milhão, respectivamente, e a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com 1,2 milhão de pessoas embarcando e desembarcando no terminal Santos Dumont.

Em Brasília (DF), estima-se que 1 milhão de passageiros circulem no aeroporto da capital federal no período. Em Recife (PE), a administradora do terminal espera cerca de 997 mil pessoas passando pelo local. Número próximo ao registrado por Confins, em Minas Gerais, que prevê a passagem de 886 mil viajantes durante as férias. Já no Sul do país, em Porto Alegre (RS), são estimadas 645 mil pessoas transitando pelo aeroporto da capital gaúcha.

Outro estudo, agora realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), demonstra a animação do setor de turismo com o período. Segundo a instituição, a comercialização de pacotes turísticos entre os brasileiros aumentou 100%, comparado ao mesmo período de 2021. Ainda de acordo com o levantamento, 55% das vendas correspondem aos pacotes nacionais que em sua grande maioria têm como destino as cidades da região Nordeste.

A região nordestina despontou também no ranking da Booking.com – plataforma de reserva de hospedagens. Dos dez mais buscados para o período, quatro eram nordestinos: Porto de Galinhas (PE), Maragogi (AL), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). No Centro-Oeste, a cidade de Caldas Novas (GO) é a única da lista. No Sudeste, Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro (RJ), Monte Verde (MG) e São Paulo (SP) se destacam. Já no Sul, Gramado (RS) é o destinos preferido dos turistas.

Turismo rodoviário

Não são só os aeroportos que esperam alta na movimentação para o período. Algumas rodoviárias também estão esperando bastante movimento. Em Goiânia (GO), o terminal tem expectativa de alta de 30% em relação as férias de julho de 2021, com aproximadamente 480 mil passageiros embarcando e desembarcando no local. Em Curitiba (PR), a previsão é que o número seja três vezes maior que o mesmo período do ano passado, com 7,2 mil embarques. Já em Fortaleza (CE), a estimativa é de 17% para o mês.


Leia também: Viagens internacionais impulsionam a recuperação do tráfego aéreo em maio

Deixe uma resposta