A Qatar Airways está celebrando o sucesso dos voos entre São Paulo e Doha (Catar). Impulsionado pela realização da Copa do Mundo de futebol neste ano, a companhia destacou o aumento nas buscas de passagens, o volume de turistas do Brasil que tem a cidade catari como destino final, além da alta média de ocupação nos voos.

A rota entre São Paulo e Doha é realizado duas vezes por dia desde agosto de 2021, a bordo de um Boeing 777 (313 poltronas em classe econômica e 42 em executiva), com duração média de 14 horas. Segundo Renato Hagopian, gerente regional para a América Latina da Qatar Airways, a operação tem sido considerada um sucesso até aqui, obtendo índices expressivos de ocupação.

“Desde a chegada do segundo voo diário não tivemos ainda média inferior a 80% dos assentos ocupados. Mesmo que em 2019 tivéssemos média acima de 90%, hoje esse é um número mais expressivo por termos dobrado a oferta na rota desde então”, ressaltou.

“Estou na Qatar há 12 anos e esta é a primeira vez que temos uma agenda tão ativa”

– Renato Hagopian, gerente regional para a América Latina da Qatar Airrways

Comprovando a alta no volume de brasileiros, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) destacou que o Brasil é o terceiro maior país que busca ingressos para a Copa do Mundo, que ocorre de novembro a dezembro deste ano, ficando atrás apenas da Argentina e dos Estados Unidos.

“O trade percebeu que mantivemos os investimentos no Brasil e, hoje, agências que antes tinham 3% dos negócios no Qatar chegaram a 20%, enquanto outras especializadas em mercados próximos, como índia, por exemplo, tiveram alta de 75% desde a chegada da segunda frequência a partir de São Paulo”, apontou Renato Hagopian.

Renato Hagopian, gerente regional para a América Latina, e Rogério Araújo, gerente de Marketing para Brasil e Canadá da Qatar Airways
Renato Hagopian, gerente regional para a América Latina, e Rogério Araújo, gerente de Marketing para Brasil e Canadá da Qatar Airways

O executivo ainda destacou as futuras ações de divulgação do Visit Qatar, que passou recentemente por São Paulo, incluem passagens no Chile e no Rio de Janeiro, em breve. “Estou na empresa há 12 anos e esta é a primeira vez que temos uma agenda tão ativa no mercado, ou seja, despertamos”, ressaltou.

Até o momento, a Qatar Airways não tem informações oficiais sobre o aumento de frequências a partir do Brasil para Doha. Contudo, a possibilidade não está descartada e pode haver novidades nos próximos meses.

Qatar Airways: ponte Brasil e Oceania

Apesar do aumento na promoção do destino junto do Visit Qatar, a companhia ainda tem como grandes destaques de vendas no Brasil três dos principais destinos na Austrália: Sidney, Adelaide e Melbourne. A ilha da Oceania, recentemente, flexibilizou as regras de entrada de turistas estrangeiros após um longo período de lockdown.

Além do Catar, a empresa é uma das únicas opções de conexão dos brasileiros para a Austrália ou Nova Zelândia, que também flexibilizou as restrições para a entrada de viajantes.