São Luís: conheça uma das principais festas de São João do país

Do Bumba Meu Boi às decorações e histórias em torno da festa em si, São Luís tem em seu São João, realizado em junho, um período importante de fluxo turístico e manutenção da cultura local

São Luis
(Foto: Divulgação)

O São João de São Luís pode ser traduzido por uma série de fatores. Seja a rica variedade de manifestações culturais únicas, comidas típicas ou decorações temáticas espalhadas pelo destino, o que marca de fato o evento é a animação promovida pela festividade.

O Bumba Meu Boi é o carro-chefe de São Luís durante a data comemorativa. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de ‘sotaque’, que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento altamente popular no Maranhão.

Além disso, o Maranhão também é rico em relação às histórias do período junino, com narrativas que todos conhecem por lá e revivem em junho. É o caso da lenda do Pai Francisco e da sua esposa, Catirina.

Diz a lenda que o escravo Pai Francisco, para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal.

Tudo isso é feito ao som de muita música e de danças que embalam a brincadeira de Bumba Meu Boi, formando um grande teatro a céu aberto.

Além dele, outras brincadeiras em forma de dança trazem brilho e ritmo à diversidade do São João maranhense, como Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança do Coco, Bambaê de Caixa, Dança do Lelê, Dança Portuguesa e Dança do Boiadeiro, por exemplo.

E as apresentações e encenações acontecem nos grandes arraiais localizados por toda a cidade, onde as barracas de palha já estão rodeadas pelos amantes da comida típica de São Luís. O arroz de cuxá, o Guaraná Jesus e o suco de bacuri não faltam e são os itens mais procurados nas festas típicas.

Vale ressaltar que os grupos de Bumba Meu Boi são compostos pela própria comunidade, que se reinventa todos os anos com exuberantes indumentárias e músicas novas, em homenagem aos santos como o próprio São João, São Pedro, e São Marçal.

Deixe uma resposta