O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) estão investindo na qualificação de profissionais que atuam ou querem atuar no setor turístico. Juntos, eles estão ofertando 742 vagas em cursos de qualificação para a área gastronômica nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro.

O objetivo é fortalecer o turismo, aprimorando as competências profissionais dos interessados para que a atuação no segmento gastronômico seja ainda mais eficaz. Os cursos ofertados são: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (136 vagas), Cozinha Brasileira (117 vagas), Cozinha Internacional (69 vagas), Cozinha Japonesa (114 vagas) e Sustentabilidade Aplicada à Cozinha (306 vagas).

Os cursos se enquadram como “cursos livres”, são 100% gratuitos e ofertados na modalidade a distância (EaD). As inscrições devem ser feitas através deste site e serão encerradas no dia 15 de junho.

“É muito importante que os profissionais do turismo estejam sempre qualificados e atualizados com os temas do setor. Para isso, o MTur oferta cursos gratuitos e de amplo acesso, pois sabemos que a qualificação é um dos pilares que ajuda a trazer mais qualidade para o nosso turismo. Todos saem ganhando com profissionais capacitados, por isso, não deixe de aproveitar essa oportunidade”, destaca a ministra do Turismo, DanielaCarneiro.

Turismo Responsável

Recentemente, o MTur também ampliou a oferta de vagas para o curso de Turismo Responsável. Agora, serão 3 mil vagas para interessados no curso de extensão voltado para gestores públicos e privados de turismo, empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos. As inscrições são realizadas por meio deste formulário, cujas respostas enviadas até o dia 31 de maio serão aceitas.

Também disponível na modalidade EaD, a qualificação conta com 3 módulos de 20 horas cada, abordando conteúdos voltados aos temas Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária e Segurança Turística.

O curso é realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, devido à grande procura, foram abertas 2,7 mil vagas a mais que as disponibilizadas inicialmente. O resultado com a lista dos selecionados será divulgado em junho.


Leia também: MTUR DESTACA IMPORTÂNCIA DO TURISMO NO RIO