A Decolar multiplica o alcance de seus dois primeiros relatórios ESG apresentando agora seu Relatório de Impacto 2022. Um relatório com abordagem de dupla materialidade, graças à incorporação das normas GRI 2021, que priorizam uma perspectiva de impacto, e SASB, que buscam ter em conta a materialidade financeira.

“Temos orgulho de nos desafiar constantemente e encontrar novas respostas para esses desafios”, comenta Josefina Schaer, gerente regional de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Decolar. “Sabemos que a sustentabilidade é uma viagem e uma decisão, por isso trabalhamos para que nossos stakeholders se juntem a essas iniciativas e encontrem em nós um aliado para levá-las adiante.”

Pelo terceiro ano consecutivo, a Decolar encontrou uma forma de combinar reativação econômica, crescimento e impacto social, assumindo compromissos de longo prazo para o desenvolvimento da região. “Há muito a fazer, mas estamos evoluindo ano a ano, é um caminho que tomamos como prioridade”, acrescenta Josefina.

Entre as iniciativas a destacar, se encontra a landing page de turismo sustentável com informações, conselhos e recomendações para que as pessoas priorizem a sustentabilidade em seu próximo destino. A Decolar também iniciou um programa piloto em que os viajantes puderam optar pela compensação da emissão de carbono em seus voos domésticos na Argentina e ainda compensa, desde 2021, as emissões geradas pelos escritórios.

Em 2022, a Decolar formulou uma estratégia de Diversidade e Inclusão até 2025 que propõe trabalho e reflexão sobre os eixos de Gênero, Interculturalidade e Diversidade de contextos profissionais e acadêmicos. O compromisso se desenvolve com o incentivo ao crescimento de equipes com integrantes de diversas regiões para promover diversidade de culturas e nacionalidades; a atração de talentos com diversidade de formação acadêmica e experiências de trabalho.

Há também o compromisso com o equilíbrio de gênero nas equipes, com foco em ampliar a presença de mulheres em posições de liderança. Os resultados até aqui mostram-se promissores. Segundo a Pesquisa de Clima de 2022, 83% dos profissionais da companhia disseram acreditar que a Decolar oferece igualdade de oportunidades, independentemente de crenças, ideologias, gênero ou condições físicas.

Outras iniciativas incluem capacitação em programação para jovens da periferia de Buenos Aires; limpeza da Playa Delfines e arredores em Cancún; migração dos servidores para a nuvem, com redução de até 80% das emissões de carbono. A sede da holding obteve o Selo Verde do Governo da Cidade de Buenos Aires pelas práticas bem-sucedidas de gestão de resíduos sólidos.

Para acessar o Relatório de Impacto 2022 acesse o link.


Leia também: PARK CITY DESENVOLVE AÇÕES SUSTENTÁVEIS COM O PLANO DE TURISMO SUSTENTÁVEL