Um estudo com demandas e propostas para a Região Turística da Fé, composta por dez municípios, foi entregue a Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A reunião aconteceu na última quinta-feira (27), na sede da Renovação Carismática Católica (RCC), localizada na cidade de Canas. Recentemente, a pasta traçou planos para o turismo do estado, em parceria com a agência BeFly.

Além de Canas, participam da RT da Fé os municípios de Cachoeira Paulista, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Roseira e Tremembé. Entre as demandas estão obras de infraestrutura e apoio de projetos deste roteiro de turismo religioso. Juntas, as cidades receberam no ano passado cerca de quatro milhões de visitantes, e existe uma expectativa de aumento de 5% desse total em 2023.

Esses dez municípios e a cidade de Aparecida formam o Vale da Fé. Somente em outubro, quando se comemora a festa da Padroeira do Brasil, o destino de Aparecida registra um movimento que gira em torno de 300 mil devotos.

“Trago até vocês o abraço do governador Tarcísio de Freitas, que pensa no turismo dentro do contexto da agenda econômica”, disse o secretário Roberto de Lucena aos prefeitos e secretários presentes. “Levarei seus pleitos para avaliação e apoio no que depender do governo do estado”, garantiu Lucena.

Depois da reunião , o secretário Roberto de Lucena conheceu a Festa Italiana de Canas. A 17ª edição do evento deve reunir 15 mil pessoas por dia, movimentando a economia de toda a região. “Em 2023, vamos comemorar 150 anos da imigração italiana. Certamente, esta tradição de Canas fará parte desta celebração”, afirmou o secretário do Setur-SP no Espaço Cultural Cerâmica, onde a festa aconteceu até o último domingo (30).