A queijaria do Le Canton Resort, liderada pelo mestre queijeiro Jhonny Silveira, recebeu mais um reconhecimento notável. O queijo Tempéré, produzido no hotel, foi agraciado com a medalha de bronze na 6ª edição do Mundial do Queijo de Tours, na França. Neste evento, que encerrou no dia 12 de setembro, um total de 1.640 queijos de várias nações foram avaliados. Dentre eles, 288 eram de origem brasileira, provenientes de regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pará, Bahia, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco, entre outras. Com essas recentes conquistas, o Le Canton soma agora um total de 13 medalhas obtidas em eventos nacionais e internacionais desde 2017.

O Tempéré é um queijo do tipo Boursin, de origem francesa, conhecido por sua textura fresca e cremosa. É temperado com azeite e especiarias, apresentando uma acidez distinta que o torna verdadeiramente especial.

Jhonny Silveira, o mestre queijeiro, expressou sua satisfação com as premiações: “Ter queijos premiados nos proporciona garantia de qualidade e segurança no trabalho que fazemos. Levamos tudo muito a sério e com comprometimento. Essa postura agrega ao hotel, à cidade de Teresópolis e ao país como um todo, uma vez que o queijo brasileiro tem ganhado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior, graças a competições como a de Tours. Isso reafirma nosso potencial, paixão e dedicação ao que fazemos. O fato de sermos reconhecidos demonstra que oferecemos produtos de alta qualidade e temos um futuro brilhante pela frente.”

Os queijos premiados estão disponíveis para compra na queijaria do Le Canton, bem como em outros pontos de venda dentro do hotel, no restaurante Burrata Bistrô e na cantina Viva Itália, todos localizados em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde o hotel está situado. No resort, o Tempéré é vendido por R$ 38,50, enquanto o preço pode variar em outros locais.

Além disso, vale destacar que o Mundial de Queijos de Tours é o segundo evento do qual o Le Canton participou este ano. Em julho, o resort competiu com os queijos Canton Noir e Tempéré na 6ª edição do Prêmio Queijo Brasil, em Blumenau, Santa Catarina. Eles conquistaram, respectivamente, as medalhas de ouro e prata.

A produção de queijos no Le Canton teve início há 11 anos e atualmente oferece 11 variedades, incluindo o Raclette, que começou a ser produzido este ano, minas frescal de vaca, minas frescal de cabra, queijo temperado (minas temperado com orégano), além dos queijos tipo Vaccino Romano (maturados).

Em 2022, os queijos Raclette Le Canton e Vaccino Romano receberam medalhas de bronze no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo. No total, foram avaliados pouco mais de 1.100 queijos e produtos lácteos de diversos países. O Raclette Le Canton é um queijo de massa semi-cozida, com maturação de 90 dias e tratamento de casca, resultando em uma textura macia e um aroma acentuado. O Vaccino Romano, por sua vez, é um queijo de massa cozida com maturação mínima de seis meses e passa por vários processos até atingir o ponto ideal para consumo.