O Grupo Cataratas lançou um programa de aceleração de startups, o CataratasLab. O laboratório de inovação aberta foi criado para operar como ferramenta impulsionadora do desenvolvimento dos ecossistemas de turismo e entretenimento no Brasil. Na fase inicial, o grupo está abrindo uma chamada com o objetivo de atrair empreendedores que ofereçam soluções inovadoras voltadas para coleta e análise de dados, design de experiências, tecnologias ecoeficientes, entre outros temas.

O crowdsourcing, realizado em parceria com a Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, possibilita unir a força do Grupo Cataratas a novas ideias e profissionais, estendendo sinergias com parceiros em potencial a fim de obter soluções que potencializam os seus pilares de educação, pesquisa, conservação e entretenimento. Com isso, a colaboração entre as duas potências poderá gerar propostas que contribuam para o crescimento do setor como um todo.

Confira como participar do CataratasLab

As inscrições estão disponíveis através da plataforma exclusiva por onde deve ser realizado o preenchimento do formulário entre os dias 26 de setembro até o dia 29 de outubro. As startups irão participar do processo de seleção feito pela Liga Ventures, por meio de avaliações e entrevistas por vídeo. Os projetos selecionados serão apresentados no Pitch Day ao C-level e ao comitê de inovação do Grupo Cataratas. A partir daí, passarão pelo programa de aceleração com o investimento para rodar a prova de conceito (PoC) em um de seus campos de prova.

Ao fim do ciclo, as startups terão acesso à rede de mentores do Grupo, que é composta por experts e especialistas de mercado, além de terem contato com os executivos, podendo participar de mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da empresa. Os empreendedores também poderão usufruir de networking intenso com profissionais da área, trocar experiências, acessar estratégias de crescimento, geração de negócios e exposição para o mercado.

“O mercado de turismo passa por um processo de reinvenção no mundo todo. A ideia de um turismo mais humano, focado na inovação e que valoriza a experiência do visitante, a sustentabilidade e a interação, vem se tornando uma chave importante neste momento. O Grupo Cataratas pretende avançar nessa direção, oferecendo aos nossos visitantes, novas possibilidades, novos caminhos a serem explorados, através de parcerias inéditas e soluções criativas dentro dos quatro pilares que regem o nosso trabalho: pesquisa, educação, conservação e entretenimento; agregando novos valores e gerando impacto positivo”, diz Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas.

“Estamos muito animados para realizar esse programa em parceria com o Grupo Cataratas, uma empresa comprometida não apenas com o investimento em inovação, mas também com a agenda de sustentabilidade. Iniciativas como o CataratasLab são uma ótima oportunidade para que as startups apresentem suas ideias e realizem trocas enriquecedoras com diversos agentes importantes do ecossistema, e temos certeza de que iremos encontrar várias soluções disruptivas que ajudem a impulsionar a inovação aberta no país”, afirma Rogério Tamassia, co-fundador da Liga Ventures.