A Latam Airlines Brasil anunciou, nesta quinta-feira (5), a retomada da venda de passagens aéreas para a rota entre São Paulo/Guarulhos e Cabo Frio (RJ). A decisão ocorre após a conclusão das negociações com a concessionária do aeroporto fluminense, que permitiram solucionar os entraves técnicos apontados pela companhia. Com isso, a inauguração da ligação permanece prevista para 3 de dezembro de 2026.
Em comunicado encaminhado ao Brasilturis, a empresa confirmou que as questões que haviam motivado a suspensão preventiva da comercialização foram superadas. A medida anterior tinha como objetivo evitar possíveis transtornos aos passageiros diante de dificuldades operacionais identificadas no terminal.
“A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu as tratativas com a concessionária do aeroporto de Cabo Frio (RJ) para superar os impedimentos técnicos que poderiam comprometer o investimento na operação Guarulhos-Cabo Frio. Com isso, a companhia reabriu as vendas de passagens aéreas para a nova rota, que será inaugurada em 3 de dezembro de 2026”.
O novo posicionamento encerra a suspensão das vendas anunciada anteriormente pela Latam. Na ocasião, a transportadora havia informado que mantinha conversas com a concessionária para encontrar uma solução que assegurasse as condições necessárias ao início da operação.
Impasse envolvia condições operacionais em Cabo Frio
A interrupção temporária da comercialização ocorreu em meio a relatos sobre possíveis divergências relacionadas à prestação de serviços aeroportuários no Aeroporto de Cabo Frio, administrado pela Esaero Airports.
De acordo com informações divulgadas anteriormente pelo canal Viajando com o Luiz, o impasse estaria relacionado à contratação de serviços de handling, responsáveis pelo atendimento em solo das aeronaves, passageiros e demais atividades necessárias à operação dos voos.
O relato indicava que a concessionária teria apresentado uma relação de prestadores pouco antes do início previsto da operação, com a indicação de uma única empresa e valores supostamente superiores aos praticados no mercado. A Latam, entretanto, não detalhou quais condições técnicas foram solucionadas nas negociações.
Rota para Cabo Frio estreia em dezembro
Anunciada em agosto, a ligação entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e Cabo Frio tem previsão de quatro frequências semanais, operadas com aeronaves Embraer E195-E2. A nova rota faz parte da estratégia de expansão da malha doméstica da Latam, com foco na conectividade de mercados regionais.
A operação permitirá que passageiros da Região dos Lagos tenham acesso direto ao principal centro de conexões da companhia no Brasil, com possibilidades de continuidade da viagem para outros destinos nacionais e internacionais atendidos pela transportadora.
Para o turismo fluminense, a ligação representa uma alternativa de chegada a destinos como Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio, especialmente durante a alta temporada de verão. Com a retomada das vendas e a manutenção da data de estreia, a companhia volta a disponibilizar a nova opção de transporte aéreo aos viajantes interessados na região.
Confira a nova nota enviada pela Latam ao Brasilturis
“A Latam Airlines Brasil informa que concluiu as tratativas com a concessionária do aeroporto de Cabo Frio (RJ) para superar os impedimentos técnicos que poderiam comprometer o investimento na operação Guarulhos-Cabo Frio. Com isso, a companhia reabriu as vendas de passagens aéreas para a nova rota, que será inaugurada em 3 de dezembro de 2026”.









