A recuperação do setor de Turismo de Negócios no Rio de Janeiro segue a todo vapor. Dados da Abracorp apontam que o faturamente do segmento mais que triplicou no ano de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021. Com a retomada de viagens e eventos, a tendência é de alta em 2023. Segundo o Rio CVB, o estado teve, no ano de 2022, 112 congressos, simpósios de conferências, com o setor de saúde respondendo por cerca de 40% desses eventos – ao todo, uma arrecadação de cerca de R$ 1 milhão para o Rio de Janeiro.

Um estudo realizado pela Global Industry Analysts apontou que as viagens de negócios (domésticas ou internacionais), estão entre os principais contribuintes para a economia global. O Rio Othon Palace, em Copacabana, é um dos hotéis mais procurados quando se trata de hospedagem para negócios.

“Em 2022 a retomada do turismo de negócios foi essencial, pois movimenta uma cadeia mais complexa do que outros segmentos, e ao longo de 2023 esses números já são mais expressivos e consistentes. Quando nossa cidade tem uma redução do turismo de lazer, provocado pela temperatura mais baixa, vimos a importância deste segmento e sua capacidade de produzir bons resultados mesmo em um período de baixa estação. Por esse e outros motivos que é importante que haja investimentos na área, ampliação de serviços, melhoria da imagem do Rio de Janeiro e constante valorização das nossas forças ” comenta Jorge Chaves, diretor Comercial e de Operações de Hotéis Othon.

O MTur também reconhece a tendência do Turismo de Negócios e Eventos como uma excelente oportunidade de valorizar as particularidades de cada região, promovendo melhora na Economia, favorecendo a diversidade, a integração e a mistura das culturas. Ao todo, segundo o Ministério, o setor faturou em maio de 2023, R$ 1,187 bilhão. A recuperação do turismo é algo significativo e importante para toda a cidade, uma vez que o turismo não movimenta apenas alimentação e hospedagem, mas também locação de veículos, recreação, agências de viagem, eventos, entre outros.


Leia também: 12ª FEIRA SUPER BAHIA MOVIMENTA TURISMO CORPORATIVO