Mais de 2 milhões de passageiros devem circular pelos aeroportos brasileiros entre 30 de outubro e 3 de novembro, durante o feriado prolongado de Finados. A estimativa do Ministério do Turismo (MTur) prevê a realização de mais de 10,3 mil voos no período, considerando dados das operadoras e concessionárias responsáveis pela administração dos principais terminais do país.
A projeção indica aumento da movimentação aérea em diferentes regiões e expectativa de maior procura por hospedagens e experiências turísticas voltadas ao lazer. O feriado, celebrado na segunda-feira (2), amplia as possibilidades de viagens domésticas ao longo do fim de semana.
“Cada feriado é uma oportunidade de redescobrir o Brasil. Temos uma diversidade de destinos, paisagens, culturas e experiências que fazem do nosso país um lugar especial para viajar. Quando o brasileiro escolhe conhecer o próprio país, ele também movimenta comunidades, fortalece pequenos empreendedores e contribui para que o turismo gere oportunidades em todas as regiões”, destaca Gustavo Feliciano, ministro do Turismo.
Guarulhos concentra maior movimentação
Nos aeroportos de Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia, a expectativa é de crescimento de 9,4% no volume de embarques e desembarques em relação ao mesmo período de 2025. Juntos, os terminais devem receber mais de 255,2 mil passageiros.
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos deve concentrar a maior movimentação do país, com aproximadamente 824 mil passageiros previstos em 4.500 voos. O volume representa aumento de 3,6% na comparação anual e corresponde a 43,6% dos voos projetados nacionalmente para o período.
No Sul e no Nordeste, os aeroportos de Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE) devem somar quase 200 mil passageiros, distribuídos em 1.374 voos domésticos.
Busca por hospedagens cresce 103%
Além da movimentação nos aeroportos, o interesse por viagens também aparece nos dados da plataforma Decolar. Segundo a empresa, as buscas por hospedagens para o feriado cresceram 103% em relação ao ano passado.
São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) lideram a procura, seguidos por Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Maceió (AL). A lista dos dez destinos mais buscados inclui ainda Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Belo Horizonte (MG).
O levantamento aponta interesse tanto por grandes centros urbanos quanto por destinos de praia e lazer, com presença de cidades do Nordeste, Sul e Sudeste entre as preferências dos viajantes.









